segunda-feira, 13 de julho de 2009

O futebol é uma das grandes paixões do povo brasileiro, porém a violência que ocorre nos jogos acaba afastando o torcedor dos estádios, fazendo com que ele opte por assistir as partidas no conforto de sua casa e, principalmente, com segurança. A modalidade esportiva é considerada violenta pelo fato de ocorrer muito contato, às vezes, de forma bem agressiva, entre os jogadores. Entretanto, as torcidas também estão aderindo, cada vez mais, a essa agressividade, fazendo a violência chegar às arquibancadas.
É, cada vez maior, o número de jovens que frequentam os estádios em torcidas organizadas e acabam envolvidos em brigas desnecessariamente. Os tumultos ocorrem pelos mais diversos motivos (derrotas, rivalidade, desentendimentos, etc) e são dificilmente acalmados pelos policiais. Para tentar solucionar a violência, foi aprovado um projeto de lei que veta a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e nas áreas próximas aos locais dos jogos. A Lei Seca nos estádios foi aprovada em Porto Alegre no dia 01/04/2008.
Temos como objetivo nesse blog explicar a relação da violência nos estádios com as torcidas organizadas, e como isso é encarado do ponto dos torcedores que as frequentam, e analisar as possíveis mudanças que podem ter ocorrido com a implantação da Lei Seca nos estádios. Dessa maneira, poderemos conscientizar as pessoas que frequentam as torcidas a preservarem a paz nos estádios e não estimular a violência nesse ambiente esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário