sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PAZ NOS ESTÁDIOS!

pessoas contribuindo para a campanha!!!!!!!!!!!!
PAZ NOS ESTÁDIOS!!!






MOSTRA INTERDISCIPLINAR!!!
PESSOAS APOIANDO CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS!!!













segunda-feira, 13 de julho de 2009

Resultados

A partir das entrevistas que o grupo fez, podemos considerar as seguintes conclusões.
Em sua maioria, os policiais entrevistados pensam que as torcidas organizadas não são as grandes culpadas pela violência nos estádios, apesar de merecerem uma parcela dessa culpa. Os oficiais acham, também, que o fim das organizadas não seria uma medida totalmente efetiva contra os recorrentes atos de hostilidade entre torcidas rivais, segundo eles, a medida a ser tomada é a adoção da “torcida única”, onde somente os torcedores do time mandante têm acesso ao estádio. Com a lei seca, na opinião de nossos entrevistados, houve uma pequena melhora na questão da violência, porém, nem todos os que brigam fazem isso devido ao álcool, existem aqueles que vão para o estádio exclusivamente para brigar, estando bêbados ou não. Além disso, ainda é possível a entrada de torcedores alcoolizados nos estádios, sem contar o fato de que, a despeito da lei, ainda é extremamente fácil realizar a compra de bebidas alcoólicas nas imediações dos estádios de futebol da capital gaúcha.

O que o povo está pensando.

Campanha

O futebol é uma das grandes paixões do povo brasileiro, porém a violência que ocorre nos jogos acaba afastando o torcedor dos estádios, fazendo com que ele opte por assistir as partidas no conforto de sua casa e, principalmente, com segurança. A modalidade esportiva é considerada violenta pelo fato de ocorrer muito contato, às vezes, de forma bem agressiva, entre os jogadores. Entretanto, as torcidas também estão aderindo, cada vez mais, a essa agressividade, fazendo a violência chegar às arquibancadas.
É, cada vez maior, o número de jovens que frequentam os estádios em torcidas organizadas e acabam envolvidos em brigas desnecessariamente. Os tumultos ocorrem pelos mais diversos motivos (derrotas, rivalidade, desentendimentos, etc) e são dificilmente acalmados pelos policiais. Para tentar solucionar a violência, foi aprovado um projeto de lei que veta a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e nas áreas próximas aos locais dos jogos. A Lei Seca nos estádios foi aprovada em Porto Alegre no dia 01/04/2008.
Temos como objetivo nesse blog explicar a relação da violência nos estádios com as torcidas organizadas, e como isso é encarado do ponto dos torcedores que as frequentam, e analisar as possíveis mudanças que podem ter ocorrido com a implantação da Lei Seca nos estádios. Dessa maneira, poderemos conscientizar as pessoas que frequentam as torcidas a preservarem a paz nos estádios e não estimular a violência nesse ambiente esportivo.